Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2662
Authors: Conte, Elaine
Trojahn, Luciane de Melo Gonçalves
Rosa, Glaucia Silva da
Title: A sociedade da informação: a barbárie em tempos de Facebook.
Keywords: Educação;Sociedade da informação;Facebook
Issue Date: 2020
Publisher: ReDoC - Revista Docência e Cibercultura
Citation: ROSA, G. S.; TROJAHN, L. M. G.; CONTE, E. A sociedade da informação: a barbárie em tempos de Facebook. ReDoC - Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 162-177, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/issue/view/2027. Acesso em: 04 abr. 2022.
Abstract: Estamos passando por muitas mudanças influenciadas pelos avanços tecnológicos e científicos. Com isso, surge uma sociedade marcada pelo acesso à informação em versão instantânea, por meio dos smartphones, ipads, tablets, dentre outros instrumentos tecnológicos. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa exploratória em torno da questão da sociedade da informação, analisando, com a técnica do grupo focal, dois grupos na rede social facebook constituídos um por professores e outro por estudantes da educação básica da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Trata-se de investigar como esses grupos focais estão percebendo os enfrentamentos e as barreiras tecnológicas que a sociedade inaugura no mundo. Com base nas experiências e nos dados coletados por meio da interação dos sujeitos participantes no grupo online, constatamos nesse ensaio que o grupo de professores vê a rede social como um instrumento que potencializa a aprendizagem e os aproxima dos estudantes, mas que inspira cuidados com o que é publicado. Já o grupo de estudantes está descobrindo outras funcionalidades para esse espaço que antes parecia servir apenas para conversar e para postar imagens, sem reflexão coletiva sobre estas.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.