Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2700
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Title: O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica
Keywords: Agir comunicativo;Tecnologias digitais;Educação
Issue Date: 2019
Publisher: Educação e Sociedade
Citation: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 40, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rwp87Z3c85KpQgCqvmfd9gy/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: Ao considerar a importância da abertura à experiência comunicativa na educação e na sociedade hiperestimulada pelas tecnologias, o estudo de bases hermenêuticas objetiva repensar a práxis pedagógica, mobilizando, por meio de pesquisas habermasianas, as possibilidades de interconexões formativas com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Para tanto, Habermas traz questões que denunciam as falsas fronteiras do conhecimento e os potenciais do agir comunicativo nas interfaces educacionais para resistir à razão técnica, à pedagogização, às simplificações e visões estreitas de mundo. Concluímos que a interdependência linguística pode renovar as formas de ensinar e de aprender geradas pelas tecnologias, abrindo canais reflexivos para superar narrativas vazias e monológicas.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access217,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.