Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2705
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Pugens, Natália de Borba
Título: Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos
Palavras-chave: Educação infantil;Método Montessori;Pedagogia científica
Data do documento: 2019
Editor: Revista de Educação e Letras
Citação: PUGENS, N. DE B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 354-368, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1379. Acesso em: 08 abr. 2022.
Resumo: O texto analisa a Educação Infantil em tempos contemporâneos, almejando refletir acerca dos desafios e dificuldades encontradas nessa área, tendo como pressupostos os estudos desafiadores de Maria Montessori (1870-1952). Observamos que há uma desvalorização dos profissionais que atuam na Educação Infantil, cuja percepção advém das próprias políticas públicas, as quais não exigem o ensino superior como titulação mínima para o exercício da docência. A pesquisa é projetada na seguinte indagação: Quais são os pressupostos e limites para que se realize a Pedagogia científica na Educação Infantil? Concluímos que em meio aos paradoxos e ambiguidades da Educação Infantil, é necessário lançarmos um olhar retrospectivo para compreender e desafiar a formação humana na atualidade. Contudo, o ponto mais importante do método montessoriano é a possibilidade criada de potencializar a formação e a evolução da criança, como forma de reconstrução transformadora de práticas educativas, alicerçadas na autorreflexão crítica e na autoeducação científica.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access221,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.