Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorMartini, Rosa Maria Filippozzi-
dc.date.accessioned2022-04-09T00:23:18Z-
dc.date.available2022-04-09T00:23:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCONTE, E.; MARTINI, R. M. F. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, p. 28372-28, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28372. Acesso em: 08 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2712-
dc.description.abstractEste artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVeritaspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleFenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access262,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.