Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2712
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Martini, Rosa Maria Filippozzi | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-09T00:23:18Z | - |
dc.date.available | 2022-04-09T00:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; MARTINI, R. M. F. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, p. 28372-28, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28372. Acesso em: 08 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2712 | - |
dc.description.abstract | Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Veritas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 262,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.