Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2712
Authors: Conte, Elaine
Martini, Rosa Maria Filippozzi
Title: Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?
Keywords: Fenomenologia;Hermenêutica;Educação;Tecnologias digitais
Issue Date: 2019
Publisher: Veritas
Citation: CONTE, E.; MARTINI, R. M. F. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, p. 28372-28, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28372. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access262,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.