Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorFlores, Cristine Gabriela de Campos-
dc.date.accessioned2022-04-30T13:01:46Z-
dc.date.available2022-04-30T13:01:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCONTE, E.; FLORES, C. G. DE C. Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação. Barbarói, Santa Cruz do Sul, RS, v. 1, n. 53, p. 67-88, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6566. Acesso em: 09 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2758-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é mapear as implicações metodológicas do debate hermenêutico como possibilidade compreensiva para o avanço das pesquisas em educação. O texto inicia discutindo o paradigma da modernidade e faz uma crítica às concepções tradicionais de linguagem, tendo em vista a sua incompatibilidade com algumas pesquisas das áreas das ciências humanas. Em seguida, discorre sobre as especificidades da pesquisa em educação no Brasil, tecendo interpretações sobre os fenômenos socioeducativos. Por fim, apresenta o rigor conceitual da hermenêutica que propõe questionar o sentido das teorias e ações pedagógicas no âmbito da pesquisa, a fim de (des/re)contextualizá-las às práticas educativas. As principais contribuições da hermenêutica para o campo da educação revelam uma sensibilidade para o olhar e a fala do outro, cujas expressões das relações culturais são constituintes da necessidade de ensinar a compreensão da própria sociedade que engloba as experiências pedagógicas de provocar a reflexão e a compreensão dos conteúdos textuais, buscando os sentidos das razões objetivas, subjetivas e sociais que brotam nas entrelinhas da linguagem pedagógica. Seguindo pelas trilhas da hermenêutica, aprendemos e ensinamos que na racionalidade pedagógica não lidamos com a compreensão dos objetos, nem com a compreensão da totalidade dos objetos, mas com o todo do nosso compreender humano em sua globalidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBarbaróipt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.titleOs resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access312,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.