Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2758
Authors: Conte, Elaine
Flores, Cristine Gabriela de Campos
Title: Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação
Keywords: Hermenêutica;Pesquisa em educação;Compreensão
Issue Date: 2019
Publisher: Barbarói
Citation: CONTE, E.; FLORES, C. G. DE C. Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação. Barbarói, Santa Cruz do Sul, RS, v. 1, n. 53, p. 67-88, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6566. Acesso em: 09 abr. 2022.
Abstract: O objetivo deste trabalho é mapear as implicações metodológicas do debate hermenêutico como possibilidade compreensiva para o avanço das pesquisas em educação. O texto inicia discutindo o paradigma da modernidade e faz uma crítica às concepções tradicionais de linguagem, tendo em vista a sua incompatibilidade com algumas pesquisas das áreas das ciências humanas. Em seguida, discorre sobre as especificidades da pesquisa em educação no Brasil, tecendo interpretações sobre os fenômenos socioeducativos. Por fim, apresenta o rigor conceitual da hermenêutica que propõe questionar o sentido das teorias e ações pedagógicas no âmbito da pesquisa, a fim de (des/re)contextualizá-las às práticas educativas. As principais contribuições da hermenêutica para o campo da educação revelam uma sensibilidade para o olhar e a fala do outro, cujas expressões das relações culturais são constituintes da necessidade de ensinar a compreensão da própria sociedade que engloba as experiências pedagógicas de provocar a reflexão e a compreensão dos conteúdos textuais, buscando os sentidos das razões objetivas, subjetivas e sociais que brotam nas entrelinhas da linguagem pedagógica. Seguindo pelas trilhas da hermenêutica, aprendemos e ensinamos que na racionalidade pedagógica não lidamos com a compreensão dos objetos, nem com a compreensão da totalidade dos objetos, mas com o todo do nosso compreender humano em sua globalidade.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access312,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.