Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorPugens, Natália de Borba-
dc.date.accessioned2022-05-02T23:21:24Z-
dc.date.available2022-05-02T23:21:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationHABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (orgs.). Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 14-42. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342311327_Criancas_e_tecnologias_paradoxos_educativos. Acesso em: 29 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2768-
dc.description.abstractO trabalho discute os reflexos das tecnologias digitais no cotidiano das crianças, tendo em vista a intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada, em meio aos paradoxos no campo do desenvolvimento cultural, da capacidade de pensar o consumismo, os modismos em diferentes códigos modernos e os conservadorismos escolares. Nesse sentido, a escola deve propiciar um espaço de encontro e troca de experiências para a realização de experiências de vida social, oportunizando com os instrumentos culturais o permanente confronto da liberdade de pensar com os conteúdos da dimensão social que possam ser ressignificados pela linguagem. A escola é a própria vida quando favorece a produção de conhecimentos humanos e tecnológicos, por meio de diferentes ações e criações em práticas pedagógicas repensadas nas formas de ver o mundo. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre professores e crianças, desde que sejam orientadas e estimuladas por relações aprendentes com os responsáveis, de forma atenta, cuidadosa, interativa e sensível à compreensão do mundopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPimenta Culturalpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParadoxospt_BR
dc.titleCrianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro]pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access968,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.