Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2768
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Pugens, Natália de Borba
Title: Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro]
Keywords: Crianças;Tecnologias;Educação;Paradoxos
Issue Date: 2020
Publisher: Pimenta Cultural
Citation: HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (orgs.). Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 14-42. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342311327_Criancas_e_tecnologias_paradoxos_educativos. Acesso em: 29 abr. 2022.
Abstract: O trabalho discute os reflexos das tecnologias digitais no cotidiano das crianças, tendo em vista a intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada, em meio aos paradoxos no campo do desenvolvimento cultural, da capacidade de pensar o consumismo, os modismos em diferentes códigos modernos e os conservadorismos escolares. Nesse sentido, a escola deve propiciar um espaço de encontro e troca de experiências para a realização de experiências de vida social, oportunizando com os instrumentos culturais o permanente confronto da liberdade de pensar com os conteúdos da dimensão social que possam ser ressignificados pela linguagem. A escola é a própria vida quando favorece a produção de conhecimentos humanos e tecnológicos, por meio de diferentes ações e criações em práticas pedagógicas repensadas nas formas de ver o mundo. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre professores e crianças, desde que sejam orientadas e estimuladas por relações aprendentes com os responsáveis, de forma atenta, cuidadosa, interativa e sensível à compreensão do mundo
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Pedagogia)

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