Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2786
Autor(es): Conte, Elaine
Santos, Cristiele Borges dos
Pugens, Natália de Borba
Título: Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias em questão
Palavras-chave: Mini-histórias;Educação infantil;Imagens;Intercomunicações
Data do documento: 2021
Editor: Unesc
Citação: SANTOS, C. B.; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias em questão. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, 4., 2021, Criciúma. Anais… Criciúma, SC: UNESC, 2021. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/6977/5880. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-formação realizada com crianças e professores em uma escola municipal de Educação Infantil, de Novo Hamburgo/RS, que propõe investigar de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas de forma imagética e textual, por meio de mini-histórias. Ao discutir sobre a questão das mini-histórias como uma pedagogia da leveza, sensibilidade e flexibilidade, por meio de imagens à apropriação de sentidos produzidos nas interações infantis, concluímos que as experimentações na Educação Infantil com as mini-histórias visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos para a produção de conhecimentos de um campo que entrou em descrédito. Nessa perspectiva, as mini-histórias carregam marcas de diferentes ações identificadas em imagens, apoiando as construções e relações polissêmicas, que por meio de palavras não seria possível, materializando com as sequências de imagens narrativas formas de agir e compreender o mundo.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access646,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.