Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2786
Autor(es): | Conte, Elaine Santos, Cristiele Borges dos Pugens, Natália de Borba |
Título: | Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias em questão |
Palavras-chave: | Mini-histórias;Educação infantil;Imagens;Intercomunicações |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Unesc |
Citação: | SANTOS, C. B.; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Pedagogia das imagens na educação infantil: mini-histórias em questão. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, 4., 2021, Criciúma. Anais… Criciúma, SC: UNESC, 2021. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/congressoeducacao/article/view/6977/5880. Acesso em: 29 abr. 2022. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa-formação realizada com crianças e professores em uma escola municipal de Educação Infantil, de Novo Hamburgo/RS, que propõe investigar de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas de forma imagética e textual, por meio de mini-histórias. Ao discutir sobre a questão das mini-histórias como uma pedagogia da leveza, sensibilidade e flexibilidade, por meio de imagens à apropriação de sentidos produzidos nas interações infantis, concluímos que as experimentações na Educação Infantil com as mini-histórias visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos para a produção de conhecimentos de um campo que entrou em descrédito. Nessa perspectiva, as mini-histórias carregam marcas de diferentes ações identificadas em imagens, apoiando as construções e relações polissêmicas, que por meio de palavras não seria possível, materializando com as sequências de imagens narrativas formas de agir e compreender o mundo. |
Aparece nas coleções: | Apresentação em Eventos (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 646,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.