Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2813
Authors: | Jung, Hildegard Susana Souza, Marcos Rogério dos Santos Silva, Denise Regina Quaresma da Duarte, José Lucas Marques |
Title: | Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia |
Keywords: | Formação inicial;Currículos de pedagogia;Sexualidade e gênero |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Revista Extensão |
Citation: | JUNG, H. S. et al. Sexualidade e gênero: desafios na formação inicial em pedagogia. Revista Extensão, Tocantins, v. 5, n.º 3, p. 16-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6071/3433. Acesso em: 07 maio 2022. |
Abstract: | O presente estudo tem como tema “sexualidade e gênero na formação inicial” e objetiva analisar se os currículos dos cursos de Pedagogia presencial, ofertados nas universidades e faculdades da região metropolitana de Porto Alegre comtemplam disciplinas sobre sexualidade e gênero. Deste modo, refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com procedimentos técnicos de revisão de literatura. O levantamento de materiais para análise dos currículos de Pedagogia presencial ocorreu nos sites das próprias instituições, tendo como descritor “Sexualidade e Gênero” neste processo de seleção. Para construção do referencial teórico buscou-se embasamento nos seguintes autores: Silva (1995), Sacristán (2000), Perrenoud (2001), Silva (2005), Grandino e Nogueira (1987), Britzman (1996), Louro (2000), Trasferetti (2008), Xavier-filha (2017), Foucault (2019), Soares e Monteiro (2019), Souza e Silva (2020) entre outros. Os resultados indicam que poucas universidades e faculdades, em seus currículos, ofertam disciplinas sobre Sexualidade e Gênero. O que evidencia uma formação inicial que precisa ser repensada, para fins de propiciar maior qualificação profissional aos docentes |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 437.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.