Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2823
Authors: | Jung, Hildegard Susana Almeida, Patrícia Rodrigues de Silva, Louise de Quadros da |
Title: | Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências |
Keywords: | Ensino híbrido;Retorno às aulas;Presencial e à distância;Tendências educacionais |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Prâksis |
Citation: | ALMEIDA, P. R.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, Novo Hamburgo/RS, v. 18, n.º 3, p. 96-112, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556/2933. Acesso em: 09 maio 2022. |
Abstract: | O tema do artigo versa sobre o ensino presencial e o ensino a distância, e também sobre o retorno às aulas após a pandemia do coronavírus, o qual será um desafio para os professores. A partir deste cenário, o estudo tem como objetivo refletir sobre o retorno às aulas e as possíveis tendências do ensino nas escolas municipais de ensino fundamental no município de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma revisão de literatura a partir de livros e artigos científicos dos últimos 5 anos. O referencial teórico da pesquisa ampara-se em autores como Moran (2015), Fürh (2019), Santana e Sales (2020), Horn e Staker (2015). Os resultados sinalizam que a pandemia da Covid-19 acelerou os processos de inovação nas escolas municipais de educação básica modificando os meios de ensino-aprendizagem. Entendemos que neste novo paradigma surge a educação digital com ênfase na alfabetização digital, personalizada e coletiva: o ensino híbrido. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 136.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.