Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2832
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Lopes, Andiara Veronez
Silva, Louise de Quadros da
Título: Atividades pedagógicas para a consciência ecológica: um relato de experiência do estágio supervisionado
Palavras-chave: Educação infantil;Estágio supervisionado;Curso de pedagogia;Consciência ecológica
Data do documento: 2020
Editor: Revista Panorâmica
Citação: LOPES, A. B. V.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Atividades pedagógicas para a consciência ecológica: um relato de experiência do estágio supervisionado. Revista Panorâmica, Barra do Garças/MT, v. 31, p. 151-162, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1191. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento de atividades pedagógicas para a formação da consciência ecológica ainda na educação infantil. O objetivo consiste em relatar a experiência desenvolvida durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia, a qual buscou despertar a consciência ecológica com crianças do Maternal I. Para isso, a investigação de cunho qualitativo inclui uma pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso por relato de experiência como abordagem metodológica. Como principais resultados compreendemos que atividades lúdicas, desafiadoras e que potencializam o diálogo instigam o desenvolvimento de indivíduos conscientes ecologicamente. Valorizar o meio ambiente é, acima de tudo, valorizar a vida e tudo o que ela compreende, inclusive o ser humano. Concluímos que a consciência ecológica ultrapassa o entendimento sobre a preservação da flora e da fauna, pois todos somos habitantes do mesmo ambiente. Assim, preservar o meio ambiente significa também preservar e valorizar as pessoas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access374,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.