Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2832
Authors: | Jung, Hildegard Susana Lopes, Andiara Veronez Silva, Louise de Quadros da |
Title: | Atividades pedagógicas para a consciência ecológica: um relato de experiência do estágio supervisionado |
Keywords: | Educação infantil;Estágio supervisionado;Curso de pedagogia;Consciência ecológica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Panorâmica |
Citation: | LOPES, A. B. V.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Atividades pedagógicas para a consciência ecológica: um relato de experiência do estágio supervisionado. Revista Panorâmica, Barra do Garças/MT, v. 31, p. 151-162, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1191. Acesso em: 10 maio 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento de atividades pedagógicas para a formação da consciência ecológica ainda na educação infantil. O objetivo consiste em relatar a experiência desenvolvida durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia, a qual buscou despertar a consciência ecológica com crianças do Maternal I. Para isso, a investigação de cunho qualitativo inclui uma pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso por relato de experiência como abordagem metodológica. Como principais resultados compreendemos que atividades lúdicas, desafiadoras e que potencializam o diálogo instigam o desenvolvimento de indivíduos conscientes ecologicamente. Valorizar o meio ambiente é, acima de tudo, valorizar a vida e tudo o que ela compreende, inclusive o ser humano. Concluímos que a consciência ecológica ultrapassa o entendimento sobre a preservação da flora e da fauna, pois todos somos habitantes do mesmo ambiente. Assim, preservar o meio ambiente significa também preservar e valorizar as pessoas. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 374.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.