Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2852
Authors: | Jung, Hildegard Susana Lima, Diandra Tábata Nunes Silva, Louise de Quadros da |
Title: | O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral |
Keywords: | Alfabetização;Música;Educação Infantil |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Cadernos da Pedagogia |
Citation: | LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral. Cadernos da Pedagogia, São Carlos SP, v. 13, n.º 25, p. 36-48, 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1201/463. Acesso em: 10 maio 2022 |
Abstract: | Esta pesquisa possui como tema a música e o seu uso para a alfabetização. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre o uso da música como facilitadora do processo de alfabetização. Em nossa metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a música como potencializadora dos seguintes aspectos: a) aprendizado da leitura e da escrita; b) processos físicos, psíquicos e mentais da alfabetização; c) autonomia no ato de ler o texto e o contexto. Concluímos que a música é um excelente recurso que pode ser utilizado na fase da alfabetização, pois representa uma fonte de estímulos no processo educativo. Não se trata somente de um instrumento de alfabetização, porque a música é um excelente instrumento de cidadania. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 296.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.