Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2852
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Lima, Diandra Tábata Nunes
Silva, Louise de Quadros da
Título: O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral
Palavras-chave: Alfabetização;Música;Educação Infantil
Data do documento: 2019
Editor: Cadernos da Pedagogia
Citação: LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral. Cadernos da Pedagogia, São Carlos SP, v. 13, n.º 25, p. 36-48, 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1201/463. Acesso em: 10 maio 2022
Resumo: Esta pesquisa possui como tema a música e o seu uso para a alfabetização. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre o uso da música como facilitadora do processo de alfabetização. Em nossa metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a música como potencializadora dos seguintes aspectos: a) aprendizado da leitura e da escrita; b) processos físicos, psíquicos e mentais da alfabetização; c) autonomia no ato de ler o texto e o contexto. Concluímos que a música é um excelente recurso que pode ser utilizado na fase da alfabetização, pois representa uma fonte de estímulos no processo educativo. Não se trata somente de um instrumento de alfabetização, porque a música é um excelente instrumento de cidadania.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access296,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.