Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2856
Authors: Jung, Hildegard Susana
Bersagui, Tássia Colombo
Silva, Louise de Quadros da
Title: O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores
Keywords: Currículo escolar;Valores;Conteúdos atitudinais
Issue Date: 2019
Publisher: Camine: Caminhos da Educação
Citation: BERSAGUI, T. C.; JUNG,H. S.; SILVA, L. Q. O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. Camine: Caminhos da Educação, Franca/SP, v. 11, n.º 1, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2811. Acesso em: 10 maio 2022.
Abstract: O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos estudantes
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access296,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.