Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2875
Authors: Jung, Hildegard Susana
Freitas, Carlos Alberto Souza de
Durães, Maria de Fatima Brito
Title: La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación
Keywords: Paradigmas educacionais;Perspectivas da governança universitária;Educação para a contemporaneidade
Issue Date: 2020
Publisher: Editora de la Universidad de Santo Tomás
Citation: DURAES, M. F. B.; FREITAS, C. A. S.; JUNG, H. S. La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., Bogotá, Colombia, 2020, Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, v. 11. p. 1-11, 2020. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30652?show=full. Acesso em: 11 maio 2022.
Abstract: A educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo. Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto; professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível.
Appears in Collections:Apresentação em Eventos (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access177.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.