Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2910
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Schmidt, Márcia Helena Dutra
Título: Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial
Palavras-chave: Metodologia horizontal;Produção horizontal de conhecimento;Pedagogia decolonial;Educação básica
Data do documento: 2022
Editor: Revista Profissão Docente
Citação: SCHMIDT, M. H. D. ; SILVA, G. F. Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–18, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1440. Acesso em: 04 maio 2022
Resumo: Neste artigo, exercita-se o pensamento crítico decolonial em um ensaio sobre possíveis alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Aliada a essa preocupação, procura-se verificar como se dá a manutenção da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua formação escolar básica. Para dar conta desses propósitos, o estudo busca apoio teórico nas contribuições da perspectiva decolonial, explora as metodologias horizontais apontando o diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola como espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nessa estrutura que revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes desde o viés decolonial.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access347,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.