Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorMachado, Juliana Aquino-
dc.date.accessioned2022-05-18T23:44:17Z-
dc.date.available2022-05-18T23:44:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 180-200, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6090. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2911-
dc.description.abstractO presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo, traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Cultura Contemporâneapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCultura autoformativapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectProfessor intelectualpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.