Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Machado, Juliana Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T23:44:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T23:44:17Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 180-200, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6090. Acesso em: 04 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2911 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo, traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Cultura autoformativa | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Professor intelectual | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.