Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2911
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Machado, Juliana Aquino
Title: Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede.
Keywords: Cultura autoformativa;Formação continuada de professores;Professor intelectual
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Educação e Cultura Contemporânea
Citation: SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura autoformativa em rede, na rede e com a rede. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 180-200, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6090. Acesso em: 04 maio 2022.
Abstract: O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo, traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.