Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2914
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Kolling, Liliane
Maciel, Patrícia Gusmão
Assis, Silvania Lúcia Chaves
Title: Vozes resistentes da e na aldeia: da decolonialidade às expressões indígenas artísticas contemporâneas.
Keywords: Pensamento ocidental;Culturas indígenas;Hibridismo cultural;Culturas ancestrais
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Îandé Ciências e Humanidades
Citation: ASSIS, S. L. C. et al. Vozes resistentes da e na aldeia: da decolonialidade às expressões indígenas artísticas contemporâneas. Revista Îandé Ciências e Humanidades, v. 05, n. 1, p. 58, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/330. Acesso em: 04 maio 2022
Abstract: A visão de que as identidades sociais estão diretamente ligadas a constituição de raças, e estas submetidas a um complexo sistema de dominação associadas a lugares e papéis sociais específicos nos leva a questionar: qual é o lugar da arte indígena no panorama de nossa sociedade? Como pensar as manifestações culturais produzidas desde outros referenciais? Até que ponto as artes produzidas pelas populações indígenas revelam modos outros de pensar? Para dar conta deste propósito elegeu-se dois artistas indígenas do povo Guarani: o escritor Olívio Jekupé e o artista visual Xadalu. A metodologia ampara-se na perspectiva ensaística, compreendida como um modo de produzir a reflexão marcada pela trajetória, pelos acessos que teve aos materiais e como as provocações vão anunciando formas para construir a análise, desde a perspectiva do pesquisador/autor. No estudo destaca-se que, para Xadalu, as ruas constituem-se o espaço prioritário das manifestações e, para Jekupé, o uso da palavra escrita, ferramenta própria do colonizador, é tomada como estratégia para exercitar modos de produção de um projeto que se anuncia já no ato mesmo da construção desta escrita desde outros parâmetros, rompendo assim com a perspectiva de uma leitura que remete para compreensões de menoridade, inferioridade ou hierarquias.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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