Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2958
Authors: Felicetti, Vera Lucia
Silva, Juliano Correa da
Ziliotto, Denise Macedo
Title: Experiências de professores que atuam em disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação de universidade privada.
Keywords: Ensino online;Ensino superior;Formação docente
Issue Date: 2021
Publisher: Fundação Cecierj
Citation: SILVA, J. C.; FELICETTI, V. L.; ZILIOTTO, D. M. Experiências de professores que atuam em disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação de universidade privada. Revista EAD em Foco, v. 11, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1130. Acesso em: 24 maio 2022.
Abstract: A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019), faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vlfelicetti.pdfOpen Access309.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.