Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2963
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Silva, Gabriele Bonotto
Fonseca, Carla Camargo
Título: A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Alfabetização matemática;Lógica do Cálculo
Data do documento: 2021
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Citação: FONSECA, C. C.; BONOTTO, G. S.; FELICETTI, V. L. A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/558/265. Acesso em: 17 maio 2022.
Resumo: Este artigotem como objetivo investigar aspectos do desenvolvimento do ensino da Matemáticaem um 1º ano do Ensino Fundamental a partir da aplicação da metodologia “Lógica do Cálculo” (SIMONS, 2013). O estudo tem cunho qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu em uma escola particular da cidade de Canoas (RS), por meio da observação in locoe também mediante entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. A análise dos dados foi realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva. A análise do corpus,constituído pelas observações e pela entrevista com a professora, gerou duas categorias: Gestão da Matéria e Gestão da Classe. A partir dessa categorização obteve-se alguns achados que se referem aos conteúdos de Matemática, àutilização de jogos, às estratégias usadas pela professora e àprópria metodologia estudada.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access520,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.