Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2963
Authors: | Felicetti, Vera Lucia Silva, Gabriele Bonotto Fonseca, Carla Camargo |
Title: | A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Alfabetização matemática;Lógica do Cálculo |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo |
Citation: | FONSECA, C. C.; BONOTTO, G. S.; FELICETTI, V. L. A gestão da matéria e a gestão de classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “lógica do cálculo”. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/558/265. Acesso em: 17 maio 2022. |
Abstract: | Este artigotem como objetivo investigar aspectos do desenvolvimento do ensino da Matemáticaem um 1º ano do Ensino Fundamental a partir da aplicação da metodologia “Lógica do Cálculo” (SIMONS, 2013). O estudo tem cunho qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu em uma escola particular da cidade de Canoas (RS), por meio da observação in locoe também mediante entrevista semiestruturada com a professora da turma observada. A análise dos dados foi realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva. A análise do corpus,constituído pelas observações e pela entrevista com a professora, gerou duas categorias: Gestão da Matéria e Gestão da Classe. A partir dessa categorização obteve-se alguns achados que se referem aos conteúdos de Matemática, àutilização de jogos, às estratégias usadas pela professora e àprópria metodologia estudada. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 520,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.