Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2972
Authors: Felicetti, Vera Lucia
Robayo, Adriana del Rosario Pineda
Nalin, Jaime Antônio
Silva, Gabriele Bonotto
Title: Perspectivas emergentes en investigación educativa
Keywords: Educação Superior;Pesquisa educacional;Paradigmas emergentes
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Sergipe
Citation: FELICETTI, V. L. et al. Perspectivas emergentes en investigación educativa. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, SE, v. 12, n,º 30, p. 155-170, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/10681/pdf. Acesso em: 18 maio 2022
Abstract: No contexto da pesquisa realizada a partir do Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD é possível verificar que a pesquisa em educação está atualmente consolidada como um campo diverso e complexo. O objetivo do artigo é analisar as perspectivas a partir das quais o campo educacional é investigado e sua relação com as características do paradigma emergente, que valoriza a relação dialógica, intersubjetiva e transdisciplinar do conhecimento. A metodologia desenvolvida a partir de um interesse crítico e interpretativo, faz uma revisão documental das teses e dissertações, produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação entre 2012 e 2016 com avaliação 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da CAPES. Os documentos de pesquisa educacional são analisados levando em conta, abordagens metodológicas, tipos de pesquisa, estratégias de coleta de informações e estratégias de análise de informação. Os resultados mostram o interesse em analisar o fenômeno educacional de forma holística, superando a tradição técnica e instrumental, para uma visão de pesquisa pertinente e sistêmica do trabalho educativo.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vlfelicetti.pdfOpen Access608,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.