Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2972
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Robayo, Adriana del Rosario Pineda
Nalin, Jaime Antônio
Silva, Gabriele Bonotto
Título: Perspectivas emergentes en investigación educativa
Palavras-chave: Educação Superior;Pesquisa educacional;Paradigmas emergentes
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal de Sergipe
Citação: FELICETTI, V. L. et al. Perspectivas emergentes en investigación educativa. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, SE, v. 12, n,º 30, p. 155-170, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/10681/pdf. Acesso em: 18 maio 2022
Resumo: No contexto da pesquisa realizada a partir do Banco de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD é possível verificar que a pesquisa em educação está atualmente consolidada como um campo diverso e complexo. O objetivo do artigo é analisar as perspectivas a partir das quais o campo educacional é investigado e sua relação com as características do paradigma emergente, que valoriza a relação dialógica, intersubjetiva e transdisciplinar do conhecimento. A metodologia desenvolvida a partir de um interesse crítico e interpretativo, faz uma revisão documental das teses e dissertações, produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação entre 2012 e 2016 com avaliação 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da CAPES. Os documentos de pesquisa educacional são analisados levando em conta, abordagens metodológicas, tipos de pesquisa, estratégias de coleta de informações e estratégias de análise de informação. Os resultados mostram o interesse em analisar o fenômeno educacional de forma holística, superando a tradição técnica e instrumental, para uma visão de pesquisa pertinente e sistêmica do trabalho educativo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access608,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.