Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felicetti, Vera Lucia | - |
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Frison, Mayra G.R. | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T15:04:23Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T15:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FRISON, M. G. R.; FELICETTI, V. L. ; BACKES, L. Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. Revista Cocar, Belém, PA, v. 13, n.º 27, p. 944-962, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2878. Acesso em: 18 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2975 | - |
dc.description.abstract | Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos. As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem, no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a contação de histórias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 830,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.