Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2975
Authors: | Felicetti, Vera Lucia Backes, Luciana Frison, Mayra G.R. |
Title: | Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Contação de histórias;Educação Básica |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade do Estado do Pará |
Citation: | FRISON, M. G. R.; FELICETTI, V. L. ; BACKES, L. Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. Revista Cocar, Belém, PA, v. 13, n.º 27, p. 944-962, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2878. Acesso em: 18 maio 2022. |
Abstract: | Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos. As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem, no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a contação de histórias. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 830,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.