Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Lucia Regina Lucas da-
dc.contributor.authorGomes, Cristiane-
dc.date.accessioned2022-05-25T21:15:04Z-
dc.date.available2022-05-25T21:15:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOMES, C.; ROSA, L. R. L. Contribuições da Arte e da Cultura para formação docente. MOUSEION, Canoas, RS, v. 38, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8529/pdf. Acesso em: 19 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2986-
dc.description.abstractA conjuntura dinâmica da sociedade atual exige da educação uma otimização de práticas e teorias nos currículos de licenciaturas capazes de formar professores aptos a desenvolverem em seus alunos habilidades e competências necessárias para o trabalho e a convivência social das próximas décadas. Aliada à formação acadêmica, é necessário que o professor participe de formações continuadas que lhe proporcionem subsídios em diversas áreas, que o auxiliem no desenvolvimento da sua metodologia de ensino, visto que o professor precisa ser sempre aluno, disposto a, diante das constantes transformações tecnológicas e sociais, ressignifi car-se frequentemente enquanto mediador de aprendizagens. A partir da fala da cantora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018, para uma turma do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sobre a digitalização da arte, são realizadas refl exões acerca da importância da arte e da cultura para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Esteio. É diante dessa perspectiva que o presente artigo parte da pesquisa de Mestrado da autora, se insere, no intuito de buscar respostas para o seguinte questionamento: Momentos artísticos e culturais proporcionados aos docentes em formação continuada podem contribuir para a construção de memórias individuais e coletivas? Diante da análise quanto à mudança necessária no fazer pedagógico, constatamos que a produção cultural e artística é conteúdo essencial para a revitalização da escola como espaço de experimentações e novas aprendizagens. A base teórica deste estudo contará com estudos sobre a cultura e sua relação com o homem e seu espaço, processos de constituição de memória, diálogo a partir da arte e da literatura e a formação docente para ampliar formas de aprendizagem e de vivências na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEd. Unilasallept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleContribuições da Arte e da Cultura para formação docente.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrlrosa.pdfOpen Access220,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.