Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2986
Authors: Rosa, Lucia Regina Lucas da
Gomes, Cristiane
Title: Contribuições da Arte e da Cultura para formação docente.
Keywords: Arte;Cultura;Docente;Ensino;Formação
Issue Date: 2021
Publisher: Ed. Unilasalle
Citation: GOMES, C.; ROSA, L. R. L. Contribuições da Arte e da Cultura para formação docente. MOUSEION, Canoas, RS, v. 38, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8529/pdf. Acesso em: 19 maio 2022.
Abstract: A conjuntura dinâmica da sociedade atual exige da educação uma otimização de práticas e teorias nos currículos de licenciaturas capazes de formar professores aptos a desenvolverem em seus alunos habilidades e competências necessárias para o trabalho e a convivência social das próximas décadas. Aliada à formação acadêmica, é necessário que o professor participe de formações continuadas que lhe proporcionem subsídios em diversas áreas, que o auxiliem no desenvolvimento da sua metodologia de ensino, visto que o professor precisa ser sempre aluno, disposto a, diante das constantes transformações tecnológicas e sociais, ressignifi car-se frequentemente enquanto mediador de aprendizagens. A partir da fala da cantora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018, para uma turma do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, sobre a digitalização da arte, são realizadas refl exões acerca da importância da arte e da cultura para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Esteio. É diante dessa perspectiva que o presente artigo parte da pesquisa de Mestrado da autora, se insere, no intuito de buscar respostas para o seguinte questionamento: Momentos artísticos e culturais proporcionados aos docentes em formação continuada podem contribuir para a construção de memórias individuais e coletivas? Diante da análise quanto à mudança necessária no fazer pedagógico, constatamos que a produção cultural e artística é conteúdo essencial para a revitalização da escola como espaço de experimentações e novas aprendizagens. A base teórica deste estudo contará com estudos sobre a cultura e sua relação com o homem e seu espaço, processos de constituição de memória, diálogo a partir da arte e da literatura e a formação docente para ampliar formas de aprendizagem e de vivências na escola.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lrlrosa.pdfOpen Access220,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.