Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3010
Autor(es): Tristão, Evandro Machado
Título: Desenvolvimento de uma estação meteorológica de baixo custo
Palavras-chave: Agricultura;Estação meteorológica;Pulverização
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: TRISTÃO, E. M. Desenvolvimento de uma estação meteorológica de baixo custo. 2021. 9 f. Trabalho de conclusão (Engenharia Elétrica) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3010. Acesso em: 27 maio. 2022.
Resumo: O agronegócio no Brasil sempre foi referência de excelência mundial em variedades de culturas, número de safras e produtividade produzidas no ano, e as evoluções tecnológicas sempre acompanharam este cenário e a agricultura de precisão já é realidade nas plantações pelo Brasil. Este artigo visa contribuir para o constante crescimento destas práticas voltadas para a agricultura de precisão. Foi realizado um estudo teórico e a montagem de um protótipo de baixo custo utilizando o microcontrolador ESP32 e sensores, de uma estação meteorológica, que irá disponibilizar dados climáticos daquela microrregião onde a plantação esta situada. Esta ferramenta disponibilizara informações importantes como temperatura, umidade, pressão, altitude, velocidade e direção do vento e volume de chuva, com este dados em mãos poderão tomar uma decisão mais assertiva, por exemplo, de qual a melhor temperatura e vento ele poderá aplicar um defensivo agrícola, com uma pulverização mais precisa com menos danos ambientais e menor custo.
Orientador(es): Cassol, Leandro José
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Elétrica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evandro Machado Tristão.pdfOpen Access595,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.