Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3076
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula Balzano, Otávio Nogueira Munsberg, João Alberto Steffen |
Título: | O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. |
Palavras-chave: | Futebol;Ferramenta;Inclusão social;Inclusão escolar |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Federal de Goiás |
Citação: | BALZANO, O. N. et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54835. Acesso em: 5 maio 2022. |
Resumo: | O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 254,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.