Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3101
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Fuchs, Henri Luiz
Munsberg, João Alberto Steffen
Título: Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro.
Palavras-chave: Ensino médio;Protagonismo juvenil;Intervenção na realidade;Interculturalidade;Decolonialidade
Data do documento: 2021
Editor: UNESC
Citação: MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; FUCKS, H. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DESAFIOS CONTEMPOR NEOS DAS SOCIEDADES IBERO-AMERICANAS, 4., 2021. Criciuma, Santa Catarina. Anais [...]. Criciuma, Santa Catarina: UNESC, 2021, v. 6., p. 24-32. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3101. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: Esta reflexão tem como objetivo analisar a potencialidade do Ensino Médio Politécnico como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh, dentre outros, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora
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