Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Vaz, Douglas | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gabrielly Da Boit de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T18:49:32Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T18:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BACKES, L.; VAZ, D.; OLIVEIRA, G. B. Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, e022025, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660997/27778. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3117 | - |
dc.description.abstract | O artigo reflete sobre o material educativo digital desenvolvido para o curso de Pedagogia da Universidade La Salle - Canoas. Essa proposta emerge das experiências vivenciadas pelos autores em disciplinas ofertadas na modalidade a distância. Para superar as dificuldades evidenciadas nas experiências anteriores, considerando o contexto da cibercultura encontramos como possibilidade a literaturalização das ciências, na construção do E-book Educação, Tecnologias e Cibercultura. A reflexão, desenvolvida no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, objetiva compreender a estrutura utilizada na construção do E-book para o curso de Pedagogia e identificar as contribuições para aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida na metodologia de Estudo de Caso, com os instrumentos: E-book, tecnologias de compartilhamento e comunicação e ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, os registros das ações dos estudantes. A partir dos dados empíricos evidenciamos na literaturalização das ciências possibilidades de estabelecer metáforas para a construção do conhecimento. Assim como, a utilização da história para contextualizar esses conhecimentos, problematizá-los por meio dos personagens e explorar a representação da imersão. Destacamos, a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo e intensificar a mediação pedagógica na Educação On-line. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Processos de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Meios de ensino | pt_BR |
dc.title | Ressignificação do e-book por meio da literaturalização das ciências. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.