Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3182
Autor(es): Selbach Junior, Carlos Alberto Lima
Título: Dimensionamento de vaso de pressão segundo ASME BPVC SEC VIII DIV. 1
Palavras-chave: Vasos de pressão;ASME;NR-13;Elementos Finitos
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SELBACH JUNIOR, C. A. L. Dimensionamento de vaso de pressão segundo ASME BPVC SEC VIII DIV. 1. 2020. Trabalho de conclusão (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3182. Acesso em: 10 jun. 2022.
Resumo: Vaso de pressão são reservatórios herméticos, submetidos a uma pressão interna ou externa. Estes equipamentos são empregados no armazenamento, transporte e processamento de fluidos, sendo largamente utilizados na indústria alimentícia, química e petroquímica como reservatórios, reatores e filtros. Além das aplicações supracitadas, é comum a utilização de vasos de pressão também em locais mais cotidianos, como hospitais para a armazenagem de gases (nitrogênio e oxigênio), em oficinas mecânicas (compressores de ar comprimido) e em hotéis e lavanderias (aquecedores de água). O projeto desses vasos consiste em dimensioná-los para resistir aos esforços gerados pela pressão atuante e outros esforços externos como peso do fluído e cargas de vento, selecionar os materiais e processos de fabricação adequados. Por se tratar de equipamentos de alta responsabilidade, o projeto, a fabricação e a inspeção de equipamentos novos são baseados na aplicação de códigos e normas de construção consolidadas. Neste trabalho é realizado o projeto de um Reservatório de Líquido de Amônia através da norma ASME e de sua suportação pelo método de Elementos Finitos.
Orientador(es): Rosa, Guilherme Cortelini da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Macânica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
calselbachjunior.pdf
  Restricted Access
Closed Access2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.