Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3210
Autor(es): Silva, Jeferson Luis
Título: Educação, autoridade e juventudes: lutas por reconhecimento na atualidade
Palavras-chave: Educação;Autoridade;Juventude;Intersubjetividade;Reconhecimento
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, J. L. Educação, autoridade e juventudes: lutas por reconhecimento na atualidade. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3210. Acesso em: 12 jul. 2022.
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, e articula-se ao conjunto das investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa “Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas” (CNPq). Tem como tema central as relações entre educação, autoridade e juventudes, discutindo de modo particular as relações sociais entre jovens na atualidade. O objetivo central da pesquisa consiste em identificar e discutir os sentidos de autoridade entre jovens na atualidade, com o intuito de sustentar a pertinência da seguinte tese: há necessidade de um tipo intersubjetivo particular de exercício de autoridade na relação professor-aluno, sobretudo na relação com jovens estudantes, para atender a uma demanda psicológica de pertencimento social expressa na luta por reconhecimento, possibilitando com isso uma mitigação de conflitos, assim como uma melhor valorização da escola e de seus protagonistas. Tal tipo particular de exercício de autoridade implica, simultaneamente, um horizonte de compreensão recíproca e disposição para o reconhecimento mútuo, o que apenas a experiência do diálogo pode oferecer. Do ponto de vista teórico está delineado como um estudo na fronteira entre a sociologia e a filosofia da educação, servindo-se especialmente da teoria social de Axel Honneth e da perspectiva hermenêutica filosófica, orientada pelos pressupostos de Hans-Georg Gadamer. No que toca aos procedimentos, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um ensaio teórico, associado à coleção e exame de comentários/discussões de jovens estudantes, a partir de situações-problema concretas da realidade escolar evidenciadas em vídeos no Youtube, com interpretação por Análise Textual Discursiva (ATD). Este trabalho está organizado e apresentado na forma de 4 artigos científicos que, em conjunto, demarcam o referencial teórico, as opções epistêmico-metodológicas e o campo – tanto conceitual quanto empírico – do estudo desenvolvido.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jlsilva.pdfOpen Access1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.