Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3214
Autor(es): Aragão, Valéria de Menezes
Título: Educação e tecnologias digitais: os desafios de um grupo de professores de Manaus no contexto de pandemia de Coronavírus
Palavras-chave: Educação;Tecnologias digitais;Práticas pedagógicas;Pandemia Coronavírus
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: ARAGÃO, V. M. Educação e tecnologias digitais: os desafios de um grupo de professores de Manaus no contexto de pandemia de Coronavírus. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3214. Acesso em: 12 jul. 2022.
Resumo: A presente pesquisa foi motivada pelo tema das tecnologias digitais e educação a partir dos desafios enfrentados pelos professores no contexto de pandemia de Coronavírus no Brasil. Essa investigação teve como objetivo principal compreender a percepção dos professores de cursos preparatórios de linguagens de Manaus sobre as contribuições e experiências propiciadas pelas tecnologias digitais (TDs) no contexto da pandemia de Coronavírus. O estudo insere-se na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e caracteriza-se, quanto à metodologia adotada, como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Para atingir os objetivos pretendidos, adotamos como instrumentos de coleta de dados, primeiramente, um questionário e, posteriormente, entrevistas com os professores participantes. Para a análise dos resultados, utilizamos a Técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), a qual tem como premissa a interpretação dos resultados a partir da análise, exploração e tratamento dos resultados. Como suporte teórico principal, adotamos os pressupostos de Castells (1999), Charlot (2006), Lèvy (1999), Santos (2008, 2020) e Silva (2011). A partir dos dados obtidos, foi possível interpretar os resultados e organizar em duas categorias: o ser professor em tempos de pandemia e as aprendizagens adquiridas nesse período – essa última interpretada à luz de Delors (2003) a partir dos quatro pilares para a Educação no século XXI. Tais reflexões levaram, sobretudo, a entender como a tecnologia contribuiu para uma nova forma de se pensar e experimentar o fazer educação, enquanto educador, na sociedade globalizada atual.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vmaragao.pdfOpen Access970,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.