Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3228
Autor(es): Souza, Mariana Pinkoski de
Fossatti, Paulo
Jung, Hildegard Susana
Título: O empenho pela inclusão através de práticas disruptivas da gestão universitária [capítulo de livro]
Palavras-chave: Gestão universitária;Inclusão;Práticas disruptivas
Data do documento: 2022
Editor: Atena
Citação: SOUZA, M. P.; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. O empenho pela inclusão através de práticas disruptivas da gestão universitária. In: SILVA, A. J. N. da; VIEIRA, A. R. L. (orgs.). Educação: políticas públicas, ensino e formação 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. p. 14-21. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/65999. Acesso em: 22 jul. 2022.
Resumo: A gestão universitária na atualidade, em seus contextos multiculturais, empreendedores e engajados a favor das diferenças e da diversidade, evidencia e percebe uma realidade emergente que é promover práticas disruptivas na direção da inclusão universitária. Todos os indivíduos que frequentam a universidade, como professores, alunos e funcionários com singularidades e características específicas, buscam reciprocidade, acessibilidade e principalmente amparo e receptividade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é evidenciar práticas disruptivas da gestão universitária comprometida com a inclusão. Este estudo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um recorte de pesquisa, caracterizada por um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil, bem como uma revisão de literatura acerca da temática abordada. Os resultados preliminares sinalizam que há uma legislação que garante a inclusão, mas que mais ações precisam ser realizadas para o acolhimento. A cultura da inclusão ainda é um desafio. Práticas disruptivas devem ser instauradas e desenvolvidas nas universidades a favor de pessoas consideradas diferentes para inaugurar um ensino superior que caminha a favor da inclusão e reciprocidade nas relações.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
souza.fossatti.jung.pdfOpen Access1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.