Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3258
Authors: Bavaresco, Salete
Title: Sistema “S”: memória e produção de sentido
Keywords: Memória empresarial;História empresarial;Processo interorganizacional do conhecimento;Sociedade do conhecimento;Produção de sentido
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade La Salle
Citation: BAVARESCO, S. Sistema “S”: memória e produção de sentido. Tese (doutorado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3258. Acesso em: 29 ago. 2022.
Abstract: Esta proposta de tese procurou compreender o desenvolvimento da trajetória memorial e histórica do Sistema “S”—SEBRAE; SENAI; SESI; SESC; SENAC; SESCOOP; SEST; SENAR—, nos períodos de 2016 a 2020, através da análise de conteúdos dos títulos e subtítulos das matérias publicadas na Revista Exame a respeito das Entidades do Sistema “S”, dos stakeholders que com elas interagem, direta ou indiretamente, e com especialistas — economistas e jornalistas — a partir de seus depoimentos. Ao analisar os títulos e subtítulos das publicações encontradas no buscador da Revista Exame —(exame.com) o estudo fundamentou suas bases teóricas à luz de teóricos como Thompson, Nonaka & Takeuchi, Luhmann e Castells, costurando uma conexão mais contemporânea entre seus principais conceitos dando suporte ao tema sobre a criação e transferência do conhecimento empresarial na dimensão ontológica ao nível interorganizacional. O referencial metodológico utilizado foi o da Hermenêutica de Profundidade (HP) de Thompson (1995) que serviu como um recurso de análise de conteúdo dos títulos e subtítulos das matérias da Revista Exame e dos depoimentos dos informantes entrevistados. O‘corpus’ da pesquisa teve como fonte de dados todos os títulos e subtítulos das publicações relacionadas às Entidades do Sistema “S”encontradas nas edições da revista Exame analisadas entre 2016 e 2020 num período de coleta que se finaliza no mês de junho de 2020, totalizando um universode402 notícias e 55 depoimentos dos entrevistados. Vale justificar a escolha da Revista Exame como fonte de dados, enquanto veículo de mídia, por ser considerada líder em seu segmento — segmento negócios, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC/abril. 2015). Inferiu-se como resposta a questão de pesquisa, cuja qual não foi comprovada em sua totalidade, de que a comunicação externa das entidades do Sistema “S” a partir das ações e direcionamentos estratégicos que tem sido externalizado à sociedade, segundo sua trajetória memorial e histórica dos últimos cinco anos, reforçaram sua relevância no processo interorganizacional do conhecimento a ponto de se tornar determinante para justificar sua permanência na sociedade brasileira dos dias atuais, por estarem apoiados nos aspectos valorizados pelo ideal de uma sociedade dita Sociedade do Conhecimento, considerando a fonte de dados escolhida — Revista Exame.
metadata.dc.contributor.advisor: Telles, Tamára Cecília Karawejczyk
Appears in Collections:Tese (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sbavaresco.pdfOpen Access8.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.