Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3269
Authors: Trezzi, Clóvis
Oliveira, Moyses Romero Borges
Title: Uma pedagogia do cuidado: a experiência do guia das escolas cristãs.
Keywords: Guia das escolas cristãs;Pedagogia lassalista;Cuidado
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade de Sorocaba
Citation: TREZZI, C.; OLIVEIRA, M. R. B. Uma pedagogia do cuidado: a experiência do guia das escolas cristãs. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, [S. l.], v. 24, p. e022001-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3712. Acesso em: 12 set. 2022.
Abstract: Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, faz uma leitura do Guia das Escolas Cristãs do ponto de vista do cuidado. Tem como objetivo identificar esta dimensão na pedagogia de La Salle. No período em que La Salle viveu se desenvolvia um novo conceito de infância, que não existia na Idade Média. La Salle, nesse contexto, apresenta uma proposta educativa que considera a dimensão do cuidado. Ela transparece, entre outras, nas diversas estratégias apresentadas no Guia das Escolas Cristãs para que os alunos não se afastem da escola; para que permaneçam no bem e evitem o mal; para que desenvolvam a dimensão da solidariedade e cuidem-se uns aos outros. Concluímos que o cuidado é um tema que transcende o próprio Guia das Escolas Cristãs e aparece como um tema transversal em todo o projeto pedagógico de La Salle, chegando ao século XXI como um tema inspirador para a pedagogia contemporânea.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (História)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ctrezzi.pdfOpen Access215.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.