Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3269
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Oliveira, Moyses Romero Borges
Título: Uma pedagogia do cuidado: a experiência do guia das escolas cristãs.
Palavras-chave: Guia das escolas cristãs;Pedagogia lassalista;Cuidado
Data do documento: 2022
Editor: Universidade de Sorocaba
Citação: TREZZI, C.; OLIVEIRA, M. R. B. Uma pedagogia do cuidado: a experiência do guia das escolas cristãs. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, [S. l.], v. 24, p. e022001-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3712. Acesso em: 12 set. 2022.
Resumo: Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, faz uma leitura do Guia das Escolas Cristãs do ponto de vista do cuidado. Tem como objetivo identificar esta dimensão na pedagogia de La Salle. No período em que La Salle viveu se desenvolvia um novo conceito de infância, que não existia na Idade Média. La Salle, nesse contexto, apresenta uma proposta educativa que considera a dimensão do cuidado. Ela transparece, entre outras, nas diversas estratégias apresentadas no Guia das Escolas Cristãs para que os alunos não se afastem da escola; para que permaneçam no bem e evitem o mal; para que desenvolvam a dimensão da solidariedade e cuidem-se uns aos outros. Concluímos que o cuidado é um tema que transcende o próprio Guia das Escolas Cristãs e aparece como um tema transversal em todo o projeto pedagógico de La Salle, chegando ao século XXI como um tema inspirador para a pedagogia contemporânea.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctrezzi.pdfOpen Access215.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.