Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3270
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Pauly, Evaldo Luis
Tagliavini, João Virgílio
Título: “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira.
Palavras-chave: Experiência estética;La Salle;Inclusão;Exclusão;Universalização da educação
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Humanidades da PUCRS
Citação: TREZZI, C.; PAULY, E. L.; TAGLIAVINI, J. V. “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação, v. 45, n. 1, p. e34535, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34535. Acesso em: 12 set. 2022.
Resumo: Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctrezzi.pdfOpen Access336,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.