Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.date.accessioned2022-09-12T21:50:56Z-
dc.date.available2022-09-12T21:50:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67410. Acesso em: 12 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3275-
dc.description.abstractO artigo apresenta problemáticas sobre Tecnologia Assistiva (TA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), no sentido de oferecer estímulos a uma visão panorâmica da educação inclusiva no Brasil, em suas múltiplas encruzilhadas, intersecções e insurgências, que mobilizam deslocamentos do olhar. Trata-se de discutir, por uma perspectiva de investigação hermenêutica, os impulsos gerados por práticas educacionais de TA e de DUA no processo de reconhecimento mútuo, de interação social e de construção de aprendizagens coletivas, para promover o exercício da cidadania no trabalho pedagógico de acolher a pessoa como ela é. Ao final do texto, sublinhamos que o sentido das tecnologias para a humanidade é justamente fortalecer o intercâmbio de ideias, o reconhecimento mútuo de pedagogias do encontro com as diferenças, para que todos possam aprender, superando assim as desigualdades. Cabe a nós alargarmos a compreensão da TA somada aos princípios de DUA, como dimensão relacional, da dialetização entre ensino e aprendizagem coletiva, que nos torna humanos, trazendo a linguagem de múltiplas correspondências com a realidade da educação inclusiva e dos processos sócio-históricos e culturais, em diálogos aprendentes e de escuta sensível com os diferentes mundos com características radicalmente potentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectDesenho universal à aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleOlhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgênciaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (História)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access512.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.