Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3279
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Waismann, Moisés
Pontin, Priscila Kieling
Título: A moda e a memória
Palavras-chave: Brechós;DIY;Identidade;Memória;Moda
Data do documento: 2022
Editor: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
Citação: PONTIN, P. K. ; WAISMANN, M.; BEM, J. S. A moda e a memória. Revista D'obras, [S.l.], n. 35, p. 171-182, 2022. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1385. Acesso em: 12 set. 2022.
Resumo: Já existe um tempo em que a moda está sendo repensada no que tange às questões do seu ciclo existencial, o de uma peça, por exemplo. A construção de uma identidade com base na moda DIY ressignifica os brechós como objeto de consumo crescente nas sociedades. Assim, o público pode se expressar com uma identidade única, uma mistura de estilos em que as peças garimpadas em brechós tomam cena no cotidiano do vestuário e possibilitam uma cultura de “resistência” à tendência comum, ao mainstream, que muitos buscam ao vestir peças de segunda mão ou feitas de forma artesanal, criando, assim, um estilo próprio como forma de se diferenciar no que tange sua comunicação visual. Este texto problematiza a construção de uma identidade a partir da moda DIY e sua relação com o consumo em brechós, especificamente no Bendita Traça. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre o tema. Percebe-se que os donos de brechós estão atentos à escolha de peças que são verdadeiros vestígios memoriais, e aqueles que as adquirem mais atentos ainda, pois elas representam uma das bases do DIY. O trabalho oriundo do brechó pesquisado (Bendita Traça) revela uma conexão do passado com o presente por meio dos vestígios e, dessa forma, foi possível refletir sobre a relação do público consumidor com esse tipo de estabelecimento, de forma a estabelecer uma comunicação visual diferenciada.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (História)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access778.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.