Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3280
Authors: Casagrande, Cledes Antônio
Backes, Luciana
Chitolina, Renati Fronza
Title: A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores
Keywords: Conhecimento Pedagógico;Prática Pedagógica;Histórias Infantis;Robótica Educativa;Ambiente de Aprendizagem
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Citation: CHITOLINA, R. F.; BACKES, L.; CASAGRANDE, C. A. A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. Cadernos Cajuína, [S.l.] v. 6, p. 50-51, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/475. Acesso em: 02 jun. 2022.
Abstract: Este artigo apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação inicial. A pesquisa, desenvolvida por meio do procedimento de pesquisaação, teve como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores a partir de práticas pedagógicas com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis. Os dados produzidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). O referencial teórico, baseado na epistemologia genética, fundamenta-se em Piaget (1977), Becker (2012), Pimenta (2012) e Tardif (2014) para a compreensão sobre o conhecimento pedagógico. Os achados da pesquisa indicam que o conhecimento pedagógico é construído nas experiências ao longo da formação do estudante e docente, nas relações entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, nas articulações dos conhecimentos com o cotidiano, nas tessituras entre as diferentes áreas do conhecimento e na fundamentação da prática pedagógica a partir do conhecimento sobre ensino e aprendizagem. Assim, entende-se que o processo de formação docente consiste em provocar a construção do conhecimento pedagógico, e que, as práticas pedagógicas desenvolvidas em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis, são propícias para essa construção, pois constituem-se como um processo plural, que envolve compartilhamento entre todos os constituintes do ambiente de aprendizagem.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (História)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lbackes.pdfOpen Access1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.