Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3303
Autor(es): Simão, Joseph Messias
Título: Adoção internacional e a relevância para sociedade brasileira
Palavras-chave: Adoção internacional;Sociedade;Sistema brasileiro;Direito
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SIMÃO, J. M. Adoção internacional e a relevância para sociedade brasileira. 2022. Trabalho de conclusão (Graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3303. Acesso em: 14 set. 2022.
Resumo: O instituto da Adoção continua a ter grande importância social em um país como o Brasil. A adoção internacional realizada por famílias estrangeiras já não ocupa um espaço de destaque como em décadas anteriores. O objetivo deste artigo é demonstrar uma maior atenção ao sistema brasileiro mediante a adoção de crianças por pais estrangeiros e suas dificuldades e nuances que as envolvem desde o fator determinante para os primeiros passos até o estágio de convivência. A pesquisa é necessária para encontrar e apontar os principais pontos difíceis que atrelam cada passo e/ou tirar as dúvidas mediante vários mitos sobre a adocao internacional e a demora no Brasil que retardam a efetivação da adoção.A metodologia utilizada é a fenomenológica, constatando os fatos para, a partir dos mesmos, tecer possibilidades explicativas com potencial de fornecer um quadro compreensivo da realidade que se tenta abranger. Conclui-se que nesta circunstância , a adoção internacional manifesta-se, não como um remédio para o abandono da criança ou adolescente, mas como uma luz de esperança para sua inserção em uma família, em função das possibilidades esgotadas em seu país de origem.
Orientador(es): Miranda, José Alberto Antunes
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jmsimao.pdf
  Restricted Access
Restricted Access199,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.