Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3324
Autor(es): Souza, Mariana Pinkoski de
Santos, Letícia Laureano dos
Fossatti, Paulo
Jung, Hildegard Susana
Título: Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças
Palavras-chave: Docência no Ensino Superior;Diferença;Educação;Trabalho
Data do documento: 2022
Editor: Revista Educação Especial
Citação: SOUZA, M. P. de; SANTOS, L. L. dos; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e34/1–22, 2022. DOI: 10.5902/1984686X67187. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67187. Acesso em: 28 set. 2022.
Resumo: A representação de professores no ensino superior brasileiro é desigual de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) quanto ao gênero, à raça, etnias, pessoas com deficiência e identidades de gênero. Isto ocorre por diversos contextos históricos, culturais e no que concerne a padrões e diferenças. Buscamos neste estudo um diálogo com os pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze, que destacam conceitos importantes à discussão pertinente para refletirmos a realidade da contemporaneidade educacional. O objetivo deste estudo é analisar os norteadores teóricos que abordam a diferença, educação e o trabalho, dialogando com a presença dos diferentes grupos identitários na docência da educação superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados provenientes da pesquisa destacam a importância da discussão e exposição das diferenças, que não configuramo cenário da educação superior brasileira, devido à homogeneização, que dificulta o ingresso de professores universitários considerados fora do padrão, bem como a lucratividade e mercantilização existente no âmbito educacional. A sociedade normativa precisa ser transformada para que as diferenças não sejam impeditivasde ingresso laboral e que existam condições equitativas aos cargos na educação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
souza.etal.pdfOpen Access260,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.