Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Gilmara Lima-
dc.date.accessioned2022-10-01T12:33:18Z-
dc.date.available2022-10-01T12:33:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENDES, G. L. Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3325. Acesso em: 01 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3325-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Minter Manaus, ocupa-se do tema do autismo entre jovens adolescentes e os desafios que isso representa para a prática docente no contexto escolar. O problema de pesquisa girou em torno da pergunta quais os principais desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar e suas potenciais repercussões para a formação do educador. O objetivo geral da investigação consistiu em compreender como professores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar se veem desafiados em suas práticas e seus processos de formação e para isso, buscou-se: (a) inventariar os principais impasses enfrentados pelos professores de jovens adolescentes autistas; (b) descrever as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores com jovens adolescentes autistas em sala de aula; (c) analisar os discursos dos professores envolvidos na pesquisa; (d) discutir sobre as experiências docentes frente a jovens adolescentes com TEA, e por fim; (e) problematizar limites e possibilidades nos percursos formativos dos professores de jovens adolescentes autistas. Tratou-se de pesquisa eminentemente qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório, por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus discursivo foi construído por meio de entrevista com 1 (uma) professora de sala regular, 2 (dois) especialistas em Atendimento Educacional Especializado e 1 (um) gestor educacional, todos os atores oriundos de 2 (duas) escolas de Manaus/AM. Entre os achados da pesquisa, temos a discussão sobre os desafios à “criatividade do docente”, o engajamento familiar, os impasses entre o marco legal e a implementação da inclusão e questionamentos sobre a inclusão na prática cotidiana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbon-
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
glmendes.pdfOpen Access939,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.