Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3330
Autor(es): Avelino Filha, Bernadeth Vital
Título: Tapiri digital: perspectivas relacionadas à educação do campo e às tecnologias
Palavras-chave: Escola do campo;Inclusão digital;Tecnologias digitais
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: AVELINO FILHA, B. V. Tapiri digital: perspectivas relacionadas à educação do campo e às tecnologias. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3330. Acesso em: 01 set. 2022.
Resumo: O trabalho investiga as produções discentes de teses e dissertações no Brasil acerca da educação do campo voltadas para a inclusão digital dos estudantes de escolas em comunidades ribeirinhas. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa culturas, linguagens e tecnologias na educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), sendo de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de literatura, no sentido de compreender os caminhos possíveis de pesquisa para a escola ribeirinha, em meio às tecnologias digitais. A pesquisa traz o contexto histórico da Educação do Campo no Brasil e os dispositivos legais que amparam essa modalidade de ensino. Buscamos, uma visão mais específica sobre as escolas do campo e suas especificidades no contexto Amazônico. Além disso, propomos identificar as dificuldades de acesso à internet e aos programas de inclusão digital em comunidades ribeirinhas na zona rural de Manaus, tendo em vista as políticas públicas para a educação do campo dentro do contexto amazônico. Também, destacamos no estudo a pandemia da COVID-19, que impactou a Educação do Campo, principalmente na região norte do Brasil. A problemática gira em torno de identificar como as tecnologias digitais se fazem presentes no cenário educacional das escolas ribeirinhas e quais as novas perspectivas educacionais de inclusão digital dos estudantes e comunidades rurais. Com isso, o estudo mapeou as produções discentes de teses e dissertações, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir das palavras-chave: Escola do Campo, Inclusão Digital, Tecnologias Digitais, buscando compreender os trabalhos que estão sendo produzidos para pensar as problemáticas contemporâneas. As tecnologias têm um papel educativo complementar e intrínseco ao contexto cultural, pois promovem o acesso às informações e conhecimentos digitalizados, o encontro com as diferenças, processos de articulação com o saber histórico em produção, circulação, uso e reconstrução de ideias e de práticas interpessoais, flexibilizando as relações de mundos, desestabilizando hierarquias e relações de transmissão cultural. Autores como Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo, Dermeval Saviani, Roseli Salete Caldart, Jacques Zanidê Gauthier, Lucia Santaella, Vani Kenski, Maria Helena Silveira Bonilla, Nelson de Luca Pretto, entre outros, norteiam as referências teóricas envolvidas no estudo. Concluímos sobre a necessidade de mais pesquisas acerca da temática da educação do campo e ribeirinha, principalmente, porque são poucas as produções científicas na área e são escassos os projetos educativos de inclusão digital associados à realidade social e aos processos permanentes de formação/transformação humana.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bvavelinofilha.pdfOpen Access4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.